Informações gerais sobre Sínodo da Família

Um Sínodo em duas etapas

O Sínodo dos Bispos sobre família foi convocado pelo Papa Francisco no dia 8 de outubro de 2013. A 3ª Assembleia Geral Extraordinária acontece de 5 a 19 de outubro, no Vaticano, e tem como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Pela primeira vez, uma assembleia sinodal será realizada em duas etapas: a primeira agora e a segunda em 2015, quando está prevista a 14ª Assembleia Geral Ordinária sobre “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Sendo assim, neste ano não será publicado um documento conclusivo, apenas serão levantadas proposições a serem apresentadas na assembleia de 4 a 25 de outubro de 2015.

Participantes do Brasil

Entre os participantes do Sínodo sobre família, seis são do Brasil. O arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, será um dos três presidentes do Sínodo. O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, foi nomeado, entre outros, para o Conselho Ordinário.

Já entre os membros de nomeação pontifícia estão o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o bispo maronita da Catedral Nossa Senhora do Líbano, em São Paulo, Dom Edgard Amine Madi.

Fechando o grupo de participantes do Brasil no Sínodo da Família, está o casal de leigos Arturo e Hermelinda Zamperline, responsáveis pela “Équipe Notre-Dame” para a super região do Brasil. Eles participarão como auditores.

Documento de trabalho

Como preparação para o Sínodo sobre família, o Papa Francisco enviou às paróquias de todo o mundo um documento contendo 35 questões sobre o tema da assembleia. A iniciativa buscou reunir reflexões sobre a realidade das famílias atuais. As respostas foram enviadas ao Vaticano para avaliação.

documento de trabalho desse Sínodo foi divulgado em 26 de junho de 2014 e está dividido em três partes: comunicar o Evangelho da família hoje, a pastoral da família face aos novos desafios e a abertura à vida e a responsabilidade educativa.

O documento é concluído com a Oração à Sagrada Família, escrita pelo Papa e por ele mesmo recitada por ocasião do Angelus de 29 de dezembro passado, festa da Santa Família de Nazaré.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

×
×

Carrinho